sábado, 5 de junho de 2010

Lixo Tecnológico


Segundo a ONU(Organização das Nações Unidas) a cada ano á gerado 50 toneladas de liuxo tecnológico, em que a participação do Brasil tem grande influência, pois a demanda de elétricos e letrõnicos aumanta a cada ano. Tem-se a idéia que nso próximos cinco anos nos países desenvolvidos este lixo triplique.
Rodrigo Baggio, diretor executivo do Comitê para Democratização da informática afirma que “O Brasil ainda não tem um plano de reciclagem e de descarte seguro para o lixo tecnológico”, reforça. Só os aparelhos celulares somam 102 milhões e a expectativa para 2008 era vender entre 40 milhões e 50 milhões de novas unidades. No final de 2007, foram descartados cerca de 50 milhões de toneladas de computadores no mundo. E nos últimos três anos, somaram 400 milhões”.

Nos Estados Unidos assim como na Europa, existem esmpresas dedicadas a reciclagem tecnológica e o reaproveitamento dos produtos, neutralizando os componentes tóxicos.

No Brasil a única lei que trata de recolhimento de material eletroeletrônicos á a resolução é 257, do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 1999, que atribui aos fabricantes ou importadores de pilhas e baterias a responsabilidade pelo gerenciamento desses produtos que precisam ser descartados em local apropriado por conterem metais tóxicos.


www.licenciamentoambiental.eng.br/lixo-tecnologico-deve-triplicar-nos-proximos-5-anos/

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial